domingo, 15 de agosto de 2010

Prepara o milho branco e acaçá pra Yara Iyá...

Festa de Yemanjá na Praia do Futuro

No mês de agosto, Fortaleza veste as cores azul e branco em homenagem a Iemanjá. Terça (10), a partir das 18 horas, o Parque da Liberdade/Cidade da Criança recebe, na Terça Negra, a palestra "Festa de Iemanjá na Cultura Popular", com o representante da coordenação de Cultura Popular da Secultfor, Wagner Pereira, seguida da apresentação do Bloco Afoxé Acabaca.

Além disso, a festa de Iemanjá, ritual tradicional realizado há mais de 40 anos pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), que leva milhares de pessoas à Praia do Futuro, este ano ganha o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), núcleo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Protetoras das viagens marítimas e dos marinheiros, Iemanjá é cultuada por todo Brasil. Em Fortaleza, é comemorada no Dia de Nossa Senhora da Assunção, a santa das praias, data que é feriado municipal, quando adeptos das religiões afro-brasileiras, simpatizantes e pesquisadores se dirigem ao mar em tom de reverência para manter e divulgar as raízes ancestrais do povo brasileiro. Orando, tocando o abata (ritmo específico de Yemanjá) e cantando zuelas (músicas sagradas para os Orixás), eles ofertam perfumes, espelhos, bijuterias, manjar branco e frutas à mãe de todos os Orixás.

A Festa de Iemanjá também conta com o apoio do Instituto de Difusão da Cultura Afro-Brasileira (Indica), da Comissão Cearense de Folclore e do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular.

SERVIÇO

Terça Negra
Palestra "Festa de Iemanjá na Cultura Popular" e apresentação cultural do Afoxé Acabaca.
Data: 10 de agosto
Local: Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n, Centro)
Informações: (85) 3452.2355

Festa de Iemanjá
Data: 15 de agosto
Local: Praia do Futuro.
Informações: (85) 3105.1292 e 3212.3874

domingo, 8 de agosto de 2010

Rosas pra Yemanjá

O Afoxé Orá Sabá Omi (ACABACA) irá se apresentar nesta terça (10/08) na apresentação do Projeto Terça Negra em homenagem à Yemanjá no Parque da Liberdade/Parque das Crianças (Rua Pedro I s/n, Centro) a partir das 19h. Acabacada... nos encontramos às 18h por lá!!!

Estão todos convidados para cantar e dançar ao ritmo do Ijexá!!! A proposta visa resgatar a cultura afrobrasileira, que nesse mês de Agosto comemora o dia de nossa Rainha do Mar e mãe de todos os Orixás, Yemanjá, que aqui em Fortaleza é dia 15 de agosto.

Todos os anos a Praia do Futuro é cenário de uma das festa mais ricas em cultura popular e religiosidade da cidade de Fortaleza. Ponto de convergência de todos os terreiros de Umbanda e Candomblé, a Praia do Futuro e seu pública irá receber e prestigiar o Afoxé Acabaca no próximo domingo (15) a partir do meio-dia, ocasião na qual iremos tocar, cantar e dançar para homenagear essa linda e doce Iabá...

Aguardamos todos e todas
Axé
Afoxé Acabaca

Aniversariantes de Agosto

Olá Pessoas...

Como virou prática, estamos novamente parabenizando as nossas queridas pessoas do Acabaca... dessa vez lembremos dos nossos alabês do mês de Agosto...

11 - Patrícia Matos (Vocalista)
15 - Ercília Lima (Vocalista)
19 - Auri Pereira (Vocalista)
27 - Lena Paiva (Vocalista)

Eita que esse mês só dá vocalistas...

Parabéns para vocês lindas!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Viver Afoxé é muito mais que um entretenimento cultural

"O Afoxé é uma ação afirmativa, uma forma de luta do povo negro organizado contra o racismo e o preconceito existente. Ele nos remete à força do povo africano. Seqüestrados de suas terras, homens, mulheres, príncipes e rainhas conseguiram recriar as suas tradições em terras brasileiras sob uma das piores condições inflingidas a um ser humano - a escravidão.
Acreditamos que os Afoxés - ou Candomblés de Rua - têm papel fundamental na tarefa de minar as diversas formas de preconceito envolvendo as religiões afrobrasileiras. Falamos de Candomblés, Umbanda, Xangô, Jurema e todos os outros nomes e diferenças que essas religiões têm no Brasil. Ainda hoje, o povo negro luta para vencer as diversas manifestações do preconceito contra essas religiões e sua cultura.
As religiões afrobrasileiras estão fundadas na mitologia de que seus deuses representam elementos da natureza. São os Orixás. E há nelas uma ecologia original - como sujar um rio ou agredir a mata, que são os próprios deuses?
Valores como esses estão alicerçados em crenças sobre a criação do mundo, dos homens e suas relações com o sagrado. A convivência com as suas manifestações precipita, nos mais sensíveis, as perguntas sobre o momento em que nos desconectamos desse estado de harmonia e integração com a natureza para cair nas ciladas do materialismo.
Nos dias atuais, de expansão de credos autoproclamados donos da verdade (lembrando regimes totalitários cujos resultados trágicos a história já comprovou), é necessário reafirmar com o coração e todo vigor o direito de exercer e proclamar a diversidade cultural e religiosa deste país de dimensões imensas e muitos saberes.
Esperamos contribuir nessa batalha pelo esclarecimento, valorização e reparação do povo negro e sua cultura. O respeito à diversidade é um dos caminhos para um Mundo Melhor."
Alfredo Bello (Afoxé Oyá Alaxé)