quinta-feira, 10 de março de 2011

Afoxé Filhos de Oyá... Campeão do Carnaval 2011

Nós que fazemos o Afoxé Acabaca Orá Sabá Omi parabenizamos ao nosso companheiro Afoxé Filhos de Oyá pelo título CAMPEÃO do Carnaval de Rua de Fortaleza 2011 e, diante da certeza da dedicação emanada durante todo o ano de muita luta e ensaio, desejamos a tod@s que fazem parte do Filhos de Oyá muito Axé na caminhada, em especial a Mãe Taquinha, que com muito amor, carinho e compreensão, leva esse barco. Nossos parabéns... o desfile estava lindo, as alegorias, os orixás e a energia do povo de Oyá!!!

Gostaríamos também de parabenizar a nossa Bateria... mais uma vez nota DEZ na avenida, em especial a Marcello Santos, Juliana Morena, Igor Santos, Lú Santos, Biro Araújo, Alex Vasconcelos e Joécio Dias. Muito Axé pra vocês!!!

domingo, 6 de março de 2011

Comida de Santo - Banquete dos Orixás

O Bloco Afoxé Acabaca, mais antigo bloco de afoxé em atividade no Estado do Ceará e campeão do Carnaval de Rua de Fortaleza de 2010 apresentará mais um enredo que valoriza a cultura afrobrasileira e as religiões de matriz africana, contribuindo desta forma para a diminuição de estigmas e preconceitos.

Nosso enredo "Comida de Santo - Banquete dos Orixás", desenvolvido pelo pesquisador e carnavalesco Ivaldo Paixão, levará para a Av. Domingos Olímpio, nesta terça-feira de Carnaval, cerca de 200 brincantes, distribuídos em seis alas, oriundos de diversas comunidades, em especial da Rosalina, Lagamar, Campo do América, Conjunto Ceará, Genibaú e Messejana, nas quais o nosso Afoxé desenvolve atividades culturais durante todo o ano.

Cada Orixá representa uma força da Natureza, portanto, ao cultuá-lo, entramos em contato com as forças elementais da água, da terra, do fogo e do ar. Essas forças em equilíbrio produzem uma energia primordial - o AXÉ - que nos conduz no processo vital.

Aos orixás é oferecida uma quantidade incontável de oferendas e presentes - os EBÔS. Dentre estas encontramos uma enorme variedade de pratos, com receitas simples e ao mesmo tempo sofisticadas, cujo preparo, minucioso, requer um verdadeiro ritual.

Antes de se aventurar na cozinha de santo, é preciso conhecer os tabus, as interdições - QUIZILAS - relacionadas ao culto de cada uma dessas divindades, pois o que uma aceita de bom grado à outra é extremamente proibido. O azeite de dendê, por exemplo, ingrediente fundamental da culinária afrobrasileira, jamais deverá ser oferecido a Oxalá, o mel é proibido a Oxóssi e o carneiro, tão presente na nossa culinária, não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Oyá.

Os filhos de santo devem conhecer e respeitar todos esses aspectos e isso só se aprende vivenciando. Sendo o filho de santo, parte de seu Orixá, estão igualmente proibidos de consumí-las. Assim, além do carneiro, os iniciados de Oyá não podem comer caranguejo e abóbora, e as pessoas que tem Ogum como orixá de frente devem abster-se de peixe sem escamas, principalmente tubarão e arraia.

O importante não é somente saber preparar o alimento, mas também organizá-lo de maneira adequada em utensílios de barro, louça ou madeira, como também em elementos rudimentares da natureza, como folhas, cabaças... Cada detalhe decorre de um enredo mitológico associado à história de cada divindade. É necessário conhecer bem a mitologia com suas lendas incontáveis e fantásticas - os ITANS - para não haver confusão.

Na estrutura hierárquica das casas de santo, a figura que domina esse aspecto é a YABASSÉ. A Mãe encarregada da preparação da comida ocupa um cargo de alta responsabilidade e dignidade, sendo ocupado por pessoas de grande sabedoria, dedicação e prestígio junto a comunidade.

As comidas, depois de prontas, são oferecidas em locais específicos com rezas e cantigas e, durante o ritual, uma parte da comida é colocada aos "pés" do Orixá, enquanto a outra é partilhada pelos presentes, sempre obedecendo aos requisitos ora citados.

É importante ter em mente que o orixá não "come" fisicamente, mas se alimenta da energia invocada e emanada durante a preparação e entrega, porque essa integra determinados elementos que combinam sua própria energia e características naturais.

Dividir o alimento com essas divindades é ter a insigne honra de comer com eles e garantir, segundo a crença, sua presença em nossas vidas e em nossas mesas. Seria esta uma maneira a mais de aproximar o mundo terreno - AYÊ - do mundo não terreno - ORÚN.

 
Nesse contexto, o Bloco Afoxé Acabaca Orá Sabá Omi realizará seu desfile de carnaval e convida a todas e todos a prestigiarem mais esse grande feito de um grupo que canalizou energias para dar visibilidade e valorizar nossas raízes!!!

Axé...

sábado, 5 de março de 2011

SOLAR - Solidariedade e Arte: “Tambores Ancestrais na Noite Escura”

SOLAR - Solidariedade e Arte: “Tambores Ancestrais na Noite Escura”

"Como forma de diversificar e qualificar ainda mais a programação carnavalesca da cidade de Fortaleza a Associação Cultural Solidariedade e ..."

Para saber mais... visitem o blog citado!!!

Axé a tod@s

sexta-feira, 4 de março de 2011

Acabaca na Avenida

Acabacada...

É hora de ir pra rua... O Afoxé Acabaca sairá na terça de carnaval (08/03) às 18h20 no Pólo Zé Rainha na Av. Domingos Olímpio.

Alabês e brincantes é pra estarem presentes às 15h (concentração) para podermos nos preparar para o grande feito!!!

Não esqueçam que no domingo (06/03) a gente também se vê no Encontro de Tambores às 15h30 no Pólo Somos Todos Iguais (Pq. da LIberdade, Centro)

Um feliz carnaval para tod@s e a gente se vê lá...

Coordenação do Bloco Afoxé Acabaca

Carnaval 2011 em Fortaleza

Democrático, participativo, multifacetado. O Carnaval 2011 em Fortaleza contará com uma vasta programação, com atrações em vários espaços, consolidando a vocação da cidade para a festa popular que congrega tradição e reinvenção, diversão e cidadania. As festividades que começam ainda em janeiro e reúnem milhares de pessoas a cada final de semana têm seu momento maior nos quatro dias de folia, entre 5 e 8 de março.
Mas já na sexta-feira, 4, o Baile da Cidade, uma grande festa a fantasia, ganha o espaço do Mercado dos Pinhões, um dos principais referenciais da programação artística de Fortaleza. Com direito a shows do bandolinista Macaúba e do grupo Perua do Barão.
No sábado, 5, tem início a programação de shows no Aterrinho da Praia de Iracema, com o som contemporâneo e multifacetado da banda cearense Cidadão Instigado e com o samba-rapper carioca Marcelo D2 mostrando seu novo show, em tributo a um dos mais populares sambistas: Bezerra da Silva.
No domingo, 6, o samba pede passagem elegante com a presença do grupo carioca As Chicas, de Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal. Pesquisador dos caminhos históricos do samba, o cantor e compositor capixaba Zé Renato também sobe ao palco, na noite que tem ainda o entrecruzar de referências entre o samba, o indie e o pop da cantora potiguar Roberta Sá.
O suingue do Fino Coletivo é atração na segunda-feira, 7, noite que também traz ao Carnaval de Fortaleza um dos mais aclamados autores e intérpretes do samba de todas as épocas: Martinho da Vila. Dos encantos de Vila Isabel aos sambas mais melódicos e românticos, com a voz inconfundível e a bagagem de um artista senhor da tradição, mas sempre em busca de novidades.
Já na terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o palco é do grupo Samba de Rainha, com suas oito representantes da cena sambista de São Paulo, e da cantora Teresa Cristina, um dos nomes de maior projeção da retomada da efervescência do samba na Lapa carioca.
Estruturada e incentivada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, a folia também conta com atrações distribuídas entre seis polos, em diferentes bairros. E segue além da quarta-feira de cinzas. Na sexta, 11, acontece o Baile do Evaldo, no Mercado dos Pinhões, com show especial do grande homenageado do Carnaval: Evaldo Gouveia. E ainda com apresentações do bandolinista Macaúba e do grupo Cordas que Falam. Oportunidade para estender a festa, em um reencontro entre os foliões de todos os ritmos.
“Para cada saída de bloco, cada palco armado para shows, cada polo carnavalesco, gera-se um compartilhamento de esforços, anuências, concessões e responsabilidades. Juntos, Prefeitura, brincantes, moradores e visitantes constroem coletiva e harmoniosamente a festa, que não tem donos, nem tutelas, nem cordões de isolamento”, afirma a secretária de Fortaleza, Fátima Mesquita. “O Carnaval está na rua, o povo está na rua e a rua é a mais democrática escola para a vida”.
Serviço

quarta-feira, 2 de março de 2011

São as águas de Março...

Parabéns ao povo de Março...


02 - Joécio Dias - o Joka (Alabê)
05 - Igor Santos (Alabê)


Axé...

Esquentando os Tambores...

Atenção Acabacada...

Chegamos a mais uma etapa... Tá na hora de mostrarmos todo nosso talento, garra e determinação!!!

Para selarmos nosso compromisso, nesta quinta (03/02) teremos nosso ENSAIO TÉCNICO de rua. O Afoxé Acabaca convida tod@s a se fazer presentes na Rua José Avelino às 19h, em frente ao MocóStúdio, nas proximidades do Dragão do Mar!!!

Axé pra vocês e a gente se vê lá!!!