quarta-feira, 5 de maio de 2010

Salve nossos Preto-velhos...

A Senzala de Pai Joaquim está novamente em festa...

Como sabemos, no dia 13 de Maio lembramos a assinatura da Lei Áurea (Abolição da Escravatura no Brasil). Nesse ocasião é comemorado nos terreiros de Umbanda o dia de Preto-Velho. Estas entidades, que incorporam em seus médiuns, ou cavalos como carinhosamente os chamam, são símbolos de humildade e sabedoria, que em épocas remotas e obscuras da sociedade ocidental, sofreram como o processo de colonização.

Hoje sabemos que, apesar de livres, o negro continua sendo explorado por meio da discriminação, dentre outras formas, que se faz necessário uma reflexão da atual situação desse contingente de pessoas que, em sua maioria, continua vivendo, depois de séculos, à margem da sociedade brasileira.

Esses espíritos, apesar de todo o sofrimento, retornam à época atual para praticar o bem e a caridade, não discriminando de maneira alguma aqueles que os procuram, nem que seja para ouvir uma palavra de apoio!

E é nesse contexto que convidamos todos para a Festa de Preto Velho no Abassá de Oxalá Ilê de Oxum, que será realizada no dia 28 de Maio às 19h. Como citado em postagens anteriores, esta Casa de Santo é o lar espiritual de alguns de nossos integrantes.

A Senzala de Pai Joaquim fica localizada na Rua Joaquim Torres, 415, no bairro da Piedade. Qualquer informação necessária, podem entrar em contato com um de nossos integrantes, filho de santo desta casa: Joécio ou Joka (joe_de_omulu@yahoo.com.br ou 8717 3625).

Axé para tod@s

Nenhum comentário:

Postar um comentário