sábado, 16 de outubro de 2010

Pro Dia Nascer Feliz...

Olá Acabaçada, amigos(as) e agregados(as)

Acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro (sexta, sábado e domingo próximos) o 4º “Pro Dia Nascer Feliz”, evento realizado pelo Teatro das Marias e Cia. Vatá.

Toda a programação é gratuita e com cerveja geladíssima a R$ 3,50 começando por volta das 21h e irá, impreterivelmente, até às 2h da madrugada, e desse vez, graças aos ancestrais e o empenho de alguns, estaremos com uma licença especial da SEMAM.

Então minha gente, se liga aí na programação cultural, que se iniciará sempre a partir das 22h30:

Sexta (22)
Batuqueiros da Caravana Cultural
Núcleo de Teatro das Marias
Banda D. Zefinha


Sábado (23)

Afoxe Acabaca
Samba de Roda com o Núcleo de Capoeira das Marias
Performance da Cia. Vatá
Breculê (reggae)

Domingo (24)
Tambor de Crioula das Marias
Performance com o grupo de Teatro das Marias
Banda Fábio Melo

E mais... as Jam Sessions diárias e uma super participação da Banda Cabaçal e Fulô D’Aurora.

Vocês não podem ficar fora desse evento, que exprime nossa cultura popular!!!

Axé para todos(as)

Cultura Popular no III Festival UFC Ceará, África, Lusofonia

Segunda-feira (18/10)
9h - Maracatu Az de Ouro
Considerado o mais antigo grupo de maracatu do Ceará, o Az de Ouro completou 74 anos de existência em 2010, trabalhando pela valorização da cultura tradicional. Foi com o Az que o maracatu do Estado passou a assumir o formato de bloco carnavalesco. No cortejo, calungas, princesas, balaeiro, escravos e orixás integram o folguedo.
16h - Tambor das Marias
O tambor de crioula é uma dança alegre, marcada por muito movimento, com origem africana e praticada, principalmente, no Maranhão. Sua principal característica é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. No Ceará, o Tambor das Marias preserva e difunde essa manifestação artística.

Terça-feira (19/10)
9h - Coco do Iguape
Natural da praia do Iguape, a 43 quilômetros de Fortaleza, o grupo difunde a tradicional dança do “coco”, típica do Nordeste brasileiro. O tocador faz a marcação num caixote de madeira, uns cantam e outros entram na roda para dançar. A vestimenta imita a roupa dos pescadores, com chapéus de palha, calça e blusa tingidos pela casca do cajueiro.
16h - Afoxé Acabaca
O Afoxé, também chamado de candomblé de rua, é um cortejo que geralmente sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira, em que seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. O grupo cearense Afoxé Acabaca entoa mantras afros em três tipos de atabaques: o Rum, o Rumpi e o Lé. Os ritmos dialogam com a linguagem teatral.

Todas as apresentações acontecem Bosque Moreira Campos – Área 1 do Centro de Humanidades (Benfica)

Para maiores informações acessar:

III Festival UFC de Cultura Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar

Depois de recordar as lutas de Maio de 1968 e rememorar a poesia de Patativa do Assaré, o Festival UFC de Cultura chega a 3ª edição homenageando a África e os países que falam a língua portuguesa.

Durante cinco dias, de 18 a 22 de outubro, a Universidade Federal do Ceará vai refletir sobre as influências e os diálogos possíveis entre aquele continente e o nosso estado, além de aprofundar as relações entre as identidades cearense e africana, a partir do tema “Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar”.

Se em 1884 o Ceará ganhou destaque nacional ao se tornar a primeira província do País a abolir a escravidão, hoje os africanos são presença maciça na Terra da Luz através, principalmente, do intercâmbio acadêmico.

Para se ter ideia, mais de 130 estudantes africanos estão matriculados na UFC, oriundos de países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Outro forte elo já nos une à África e aos países lusófonos. Sancionada em agosto pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciará suas atividades em março de 2011 no município de Redenção (CE).

Quando estiver em pleno funcionamento, ela abrigará cerca de 3.500 estudantes de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No III Festival UFC de Cultura, toda a comunidade universitária e o público em geral terão acesso a uma extensa programação, composta por mesas-redondas e conferências; oficinas e minicursos; exposições no Museu de Arte da UFC; shows de artistas locais, nacionais e estrangeiros; apresentações de grupos de cultura popular e bandas universitárias nos campi do Benfica e Pici; mostras de cinema, dentre outras atrações. E, como sempre, tudo grátis.

Este ano, o evento acontece simultaneamente aos Encontros Universitários 2010. A entrada para as apresentações do Festival será gratuita, mas é possível que haja distribuição de ingressos necessários ao acesso – o que só será definido, e devidamente divulgado, nas próximas semanas.

O III Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, ação cultural do Governo do Estado do Ceará e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Coelce, Cetrede, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

Feliz Aniversário para o povo de Setembro e Outubro

Olá pessoas


Mais uma vez viemos homenagear aqueles (ainda atrasado...) que comemoram seus nascimentos em Setembro e Outubro...

Marcello Santos (08/set)
Irma Bernardo (09/set)
Sarah Moreira (04/out)
Elaine Câmara (15/out)

    Axé pra vocês minha gente!!!!