sábado, 16 de outubro de 2010

Cultura Popular no III Festival UFC Ceará, África, Lusofonia

Segunda-feira (18/10)
9h - Maracatu Az de Ouro
Considerado o mais antigo grupo de maracatu do Ceará, o Az de Ouro completou 74 anos de existência em 2010, trabalhando pela valorização da cultura tradicional. Foi com o Az que o maracatu do Estado passou a assumir o formato de bloco carnavalesco. No cortejo, calungas, princesas, balaeiro, escravos e orixás integram o folguedo.
16h - Tambor das Marias
O tambor de crioula é uma dança alegre, marcada por muito movimento, com origem africana e praticada, principalmente, no Maranhão. Sua principal característica é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. No Ceará, o Tambor das Marias preserva e difunde essa manifestação artística.

Terça-feira (19/10)
9h - Coco do Iguape
Natural da praia do Iguape, a 43 quilômetros de Fortaleza, o grupo difunde a tradicional dança do “coco”, típica do Nordeste brasileiro. O tocador faz a marcação num caixote de madeira, uns cantam e outros entram na roda para dançar. A vestimenta imita a roupa dos pescadores, com chapéus de palha, calça e blusa tingidos pela casca do cajueiro.
16h - Afoxé Acabaca
O Afoxé, também chamado de candomblé de rua, é um cortejo que geralmente sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira, em que seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. O grupo cearense Afoxé Acabaca entoa mantras afros em três tipos de atabaques: o Rum, o Rumpi e o Lé. Os ritmos dialogam com a linguagem teatral.

Todas as apresentações acontecem Bosque Moreira Campos – Área 1 do Centro de Humanidades (Benfica)

Para maiores informações acessar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário