domingo, 15 de agosto de 2010

Prepara o milho branco e acaçá pra Yara Iyá...

Festa de Yemanjá na Praia do Futuro

No mês de agosto, Fortaleza veste as cores azul e branco em homenagem a Iemanjá. Terça (10), a partir das 18 horas, o Parque da Liberdade/Cidade da Criança recebe, na Terça Negra, a palestra "Festa de Iemanjá na Cultura Popular", com o representante da coordenação de Cultura Popular da Secultfor, Wagner Pereira, seguida da apresentação do Bloco Afoxé Acabaca.

Além disso, a festa de Iemanjá, ritual tradicional realizado há mais de 40 anos pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), que leva milhares de pessoas à Praia do Futuro, este ano ganha o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), núcleo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Protetoras das viagens marítimas e dos marinheiros, Iemanjá é cultuada por todo Brasil. Em Fortaleza, é comemorada no Dia de Nossa Senhora da Assunção, a santa das praias, data que é feriado municipal, quando adeptos das religiões afro-brasileiras, simpatizantes e pesquisadores se dirigem ao mar em tom de reverência para manter e divulgar as raízes ancestrais do povo brasileiro. Orando, tocando o abata (ritmo específico de Yemanjá) e cantando zuelas (músicas sagradas para os Orixás), eles ofertam perfumes, espelhos, bijuterias, manjar branco e frutas à mãe de todos os Orixás.

A Festa de Iemanjá também conta com o apoio do Instituto de Difusão da Cultura Afro-Brasileira (Indica), da Comissão Cearense de Folclore e do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular.

SERVIÇO

Terça Negra
Palestra "Festa de Iemanjá na Cultura Popular" e apresentação cultural do Afoxé Acabaca.
Data: 10 de agosto
Local: Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n, Centro)
Informações: (85) 3452.2355

Festa de Iemanjá
Data: 15 de agosto
Local: Praia do Futuro.
Informações: (85) 3105.1292 e 3212.3874

Nenhum comentário:

Postar um comentário