quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Viver Afoxé é muito mais que um entretenimento cultural

"O Afoxé é uma ação afirmativa, uma forma de luta do povo negro organizado contra o racismo e o preconceito existente. Ele nos remete à força do povo africano. Seqüestrados de suas terras, homens, mulheres, príncipes e rainhas conseguiram recriar as suas tradições em terras brasileiras sob uma das piores condições inflingidas a um ser humano - a escravidão.
Acreditamos que os Afoxés - ou Candomblés de Rua - têm papel fundamental na tarefa de minar as diversas formas de preconceito envolvendo as religiões afrobrasileiras. Falamos de Candomblés, Umbanda, Xangô, Jurema e todos os outros nomes e diferenças que essas religiões têm no Brasil. Ainda hoje, o povo negro luta para vencer as diversas manifestações do preconceito contra essas religiões e sua cultura.
As religiões afrobrasileiras estão fundadas na mitologia de que seus deuses representam elementos da natureza. São os Orixás. E há nelas uma ecologia original - como sujar um rio ou agredir a mata, que são os próprios deuses?
Valores como esses estão alicerçados em crenças sobre a criação do mundo, dos homens e suas relações com o sagrado. A convivência com as suas manifestações precipita, nos mais sensíveis, as perguntas sobre o momento em que nos desconectamos desse estado de harmonia e integração com a natureza para cair nas ciladas do materialismo.
Nos dias atuais, de expansão de credos autoproclamados donos da verdade (lembrando regimes totalitários cujos resultados trágicos a história já comprovou), é necessário reafirmar com o coração e todo vigor o direito de exercer e proclamar a diversidade cultural e religiosa deste país de dimensões imensas e muitos saberes.
Esperamos contribuir nessa batalha pelo esclarecimento, valorização e reparação do povo negro e sua cultura. O respeito à diversidade é um dos caminhos para um Mundo Melhor."
Alfredo Bello (Afoxé Oyá Alaxé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário