domingo, 3 de janeiro de 2010

Nossa história I...


Fundado em 13 de maio de 2006, com intuito de divulgar as religiões de matriz africana e lutar contra todo tipo de preconceito, o Bloco de Afoxé Camutuê Alaxé-ACABACA vem preencher um espaço no meio cultural cearense e se propõe a ser mais um componente na diversidade cultural do Ceará.

Desde o final do século XIX havia uma forma de divertimento dos negros escravizados, que buscavam preservar o patrimônio religioso ao mesmo tempo em que se constituía um repertório afro-brasileiro, os afoxés, que é um cortejo de rua de origem jejê-nagô, com poder ritualístico e que, tradicionalmente em desfile carnavalesco reúne um grande número de afro-descendentes simpatizantes e religiosos de cultos de matrizes africanas, dando-lhes a oportunidade de relembrar a cultura, os aspectos místicos e mágicos dentro dos rituais de seus ancestrais.

A força do bloco de afoxé está na cultura negra, na beleza e na harmonia de sua plasticidade ritmada por ágeis mão negras que entoam mantras afros com seus alabês, em três tipos de atabaques : o Rum, o Rumpi e o Lé, os ritmos são acompanhados por xequerês e agogôs, em Ijexá de cadência marcante, esses são os únicos instrumentos utilizados em um afoxé de raiz, que é o que propõe o nosso ACABACA.

Prestamos homenagem a todos os orixás, conforme consta em nosso símbolo e estandarte e que cumpre antes de iniciar os ensaios e desfiles/ cortejo, alguns preceitos preservando os valores e características de africanidade, com seus cânticos, instrumento de percussão, ritmos e indumentária. A cerimônia religiosa do Padês, despacho de Exu, entidade mágica que é natureza dinâmica, aquele que recebe a oferenda e após despacho concede a premissa ser sucedida do cortejo. Ele está em todos os lugares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário