sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval 2011 em Fortaleza

Democrático, participativo, multifacetado. O Carnaval 2011 em Fortaleza contará com uma vasta programação, com atrações em vários espaços, consolidando a vocação da cidade para a festa popular que congrega tradição e reinvenção, diversão e cidadania. As festividades que começam ainda em janeiro e reúnem milhares de pessoas a cada final de semana têm seu momento maior nos quatro dias de folia, entre 5 e 8 de março.
Mas já na sexta-feira, 4, o Baile da Cidade, uma grande festa a fantasia, ganha o espaço do Mercado dos Pinhões, um dos principais referenciais da programação artística de Fortaleza. Com direito a shows do bandolinista Macaúba e do grupo Perua do Barão.
No sábado, 5, tem início a programação de shows no Aterrinho da Praia de Iracema, com o som contemporâneo e multifacetado da banda cearense Cidadão Instigado e com o samba-rapper carioca Marcelo D2 mostrando seu novo show, em tributo a um dos mais populares sambistas: Bezerra da Silva.
No domingo, 6, o samba pede passagem elegante com a presença do grupo carioca As Chicas, de Amora Pêra, Fernanda Gonzaga, Isadora Medella e Paula Leal. Pesquisador dos caminhos históricos do samba, o cantor e compositor capixaba Zé Renato também sobe ao palco, na noite que tem ainda o entrecruzar de referências entre o samba, o indie e o pop da cantora potiguar Roberta Sá.
O suingue do Fino Coletivo é atração na segunda-feira, 7, noite que também traz ao Carnaval de Fortaleza um dos mais aclamados autores e intérpretes do samba de todas as épocas: Martinho da Vila. Dos encantos de Vila Isabel aos sambas mais melódicos e românticos, com a voz inconfundível e a bagagem de um artista senhor da tradição, mas sempre em busca de novidades.
Já na terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o palco é do grupo Samba de Rainha, com suas oito representantes da cena sambista de São Paulo, e da cantora Teresa Cristina, um dos nomes de maior projeção da retomada da efervescência do samba na Lapa carioca.
Estruturada e incentivada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, a folia também conta com atrações distribuídas entre seis polos, em diferentes bairros. E segue além da quarta-feira de cinzas. Na sexta, 11, acontece o Baile do Evaldo, no Mercado dos Pinhões, com show especial do grande homenageado do Carnaval: Evaldo Gouveia. E ainda com apresentações do bandolinista Macaúba e do grupo Cordas que Falam. Oportunidade para estender a festa, em um reencontro entre os foliões de todos os ritmos.
“Para cada saída de bloco, cada palco armado para shows, cada polo carnavalesco, gera-se um compartilhamento de esforços, anuências, concessões e responsabilidades. Juntos, Prefeitura, brincantes, moradores e visitantes constroem coletiva e harmoniosamente a festa, que não tem donos, nem tutelas, nem cordões de isolamento”, afirma a secretária de Fortaleza, Fátima Mesquita. “O Carnaval está na rua, o povo está na rua e a rua é a mais democrática escola para a vida”.
Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário