domingo, 6 de março de 2011

Comida de Santo - Banquete dos Orixás

O Bloco Afoxé Acabaca, mais antigo bloco de afoxé em atividade no Estado do Ceará e campeão do Carnaval de Rua de Fortaleza de 2010 apresentará mais um enredo que valoriza a cultura afrobrasileira e as religiões de matriz africana, contribuindo desta forma para a diminuição de estigmas e preconceitos.

Nosso enredo "Comida de Santo - Banquete dos Orixás", desenvolvido pelo pesquisador e carnavalesco Ivaldo Paixão, levará para a Av. Domingos Olímpio, nesta terça-feira de Carnaval, cerca de 200 brincantes, distribuídos em seis alas, oriundos de diversas comunidades, em especial da Rosalina, Lagamar, Campo do América, Conjunto Ceará, Genibaú e Messejana, nas quais o nosso Afoxé desenvolve atividades culturais durante todo o ano.

Cada Orixá representa uma força da Natureza, portanto, ao cultuá-lo, entramos em contato com as forças elementais da água, da terra, do fogo e do ar. Essas forças em equilíbrio produzem uma energia primordial - o AXÉ - que nos conduz no processo vital.

Aos orixás é oferecida uma quantidade incontável de oferendas e presentes - os EBÔS. Dentre estas encontramos uma enorme variedade de pratos, com receitas simples e ao mesmo tempo sofisticadas, cujo preparo, minucioso, requer um verdadeiro ritual.

Antes de se aventurar na cozinha de santo, é preciso conhecer os tabus, as interdições - QUIZILAS - relacionadas ao culto de cada uma dessas divindades, pois o que uma aceita de bom grado à outra é extremamente proibido. O azeite de dendê, por exemplo, ingrediente fundamental da culinária afrobrasileira, jamais deverá ser oferecido a Oxalá, o mel é proibido a Oxóssi e o carneiro, tão presente na nossa culinária, não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Oyá.

Os filhos de santo devem conhecer e respeitar todos esses aspectos e isso só se aprende vivenciando. Sendo o filho de santo, parte de seu Orixá, estão igualmente proibidos de consumí-las. Assim, além do carneiro, os iniciados de Oyá não podem comer caranguejo e abóbora, e as pessoas que tem Ogum como orixá de frente devem abster-se de peixe sem escamas, principalmente tubarão e arraia.

O importante não é somente saber preparar o alimento, mas também organizá-lo de maneira adequada em utensílios de barro, louça ou madeira, como também em elementos rudimentares da natureza, como folhas, cabaças... Cada detalhe decorre de um enredo mitológico associado à história de cada divindade. É necessário conhecer bem a mitologia com suas lendas incontáveis e fantásticas - os ITANS - para não haver confusão.

Na estrutura hierárquica das casas de santo, a figura que domina esse aspecto é a YABASSÉ. A Mãe encarregada da preparação da comida ocupa um cargo de alta responsabilidade e dignidade, sendo ocupado por pessoas de grande sabedoria, dedicação e prestígio junto a comunidade.

As comidas, depois de prontas, são oferecidas em locais específicos com rezas e cantigas e, durante o ritual, uma parte da comida é colocada aos "pés" do Orixá, enquanto a outra é partilhada pelos presentes, sempre obedecendo aos requisitos ora citados.

É importante ter em mente que o orixá não "come" fisicamente, mas se alimenta da energia invocada e emanada durante a preparação e entrega, porque essa integra determinados elementos que combinam sua própria energia e características naturais.

Dividir o alimento com essas divindades é ter a insigne honra de comer com eles e garantir, segundo a crença, sua presença em nossas vidas e em nossas mesas. Seria esta uma maneira a mais de aproximar o mundo terreno - AYÊ - do mundo não terreno - ORÚN.

 
Nesse contexto, o Bloco Afoxé Acabaca Orá Sabá Omi realizará seu desfile de carnaval e convida a todas e todos a prestigiarem mais esse grande feito de um grupo que canalizou energias para dar visibilidade e valorizar nossas raízes!!!

Axé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário