sábado, 16 de outubro de 2010

Pro Dia Nascer Feliz...

Olá Acabaçada, amigos(as) e agregados(as)

Acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro (sexta, sábado e domingo próximos) o 4º “Pro Dia Nascer Feliz”, evento realizado pelo Teatro das Marias e Cia. Vatá.

Toda a programação é gratuita e com cerveja geladíssima a R$ 3,50 começando por volta das 21h e irá, impreterivelmente, até às 2h da madrugada, e desse vez, graças aos ancestrais e o empenho de alguns, estaremos com uma licença especial da SEMAM.

Então minha gente, se liga aí na programação cultural, que se iniciará sempre a partir das 22h30:

Sexta (22)
Batuqueiros da Caravana Cultural
Núcleo de Teatro das Marias
Banda D. Zefinha


Sábado (23)

Afoxe Acabaca
Samba de Roda com o Núcleo de Capoeira das Marias
Performance da Cia. Vatá
Breculê (reggae)

Domingo (24)
Tambor de Crioula das Marias
Performance com o grupo de Teatro das Marias
Banda Fábio Melo

E mais... as Jam Sessions diárias e uma super participação da Banda Cabaçal e Fulô D’Aurora.

Vocês não podem ficar fora desse evento, que exprime nossa cultura popular!!!

Axé para todos(as)

Cultura Popular no III Festival UFC Ceará, África, Lusofonia

Segunda-feira (18/10)
9h - Maracatu Az de Ouro
Considerado o mais antigo grupo de maracatu do Ceará, o Az de Ouro completou 74 anos de existência em 2010, trabalhando pela valorização da cultura tradicional. Foi com o Az que o maracatu do Estado passou a assumir o formato de bloco carnavalesco. No cortejo, calungas, princesas, balaeiro, escravos e orixás integram o folguedo.
16h - Tambor das Marias
O tambor de crioula é uma dança alegre, marcada por muito movimento, com origem africana e praticada, principalmente, no Maranhão. Sua principal característica é a formação de um círculo com solistas dançando alternadamente no centro. No Ceará, o Tambor das Marias preserva e difunde essa manifestação artística.

Terça-feira (19/10)
9h - Coco do Iguape
Natural da praia do Iguape, a 43 quilômetros de Fortaleza, o grupo difunde a tradicional dança do “coco”, típica do Nordeste brasileiro. O tocador faz a marcação num caixote de madeira, uns cantam e outros entram na roda para dançar. A vestimenta imita a roupa dos pescadores, com chapéus de palha, calça e blusa tingidos pela casca do cajueiro.
16h - Afoxé Acabaca
O Afoxé, também chamado de candomblé de rua, é um cortejo que geralmente sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira, em que seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. O grupo cearense Afoxé Acabaca entoa mantras afros em três tipos de atabaques: o Rum, o Rumpi e o Lé. Os ritmos dialogam com a linguagem teatral.

Todas as apresentações acontecem Bosque Moreira Campos – Área 1 do Centro de Humanidades (Benfica)

Para maiores informações acessar:

III Festival UFC de Cultura Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar

Depois de recordar as lutas de Maio de 1968 e rememorar a poesia de Patativa do Assaré, o Festival UFC de Cultura chega a 3ª edição homenageando a África e os países que falam a língua portuguesa.

Durante cinco dias, de 18 a 22 de outubro, a Universidade Federal do Ceará vai refletir sobre as influências e os diálogos possíveis entre aquele continente e o nosso estado, além de aprofundar as relações entre as identidades cearense e africana, a partir do tema “Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar”.

Se em 1884 o Ceará ganhou destaque nacional ao se tornar a primeira província do País a abolir a escravidão, hoje os africanos são presença maciça na Terra da Luz através, principalmente, do intercâmbio acadêmico.

Para se ter ideia, mais de 130 estudantes africanos estão matriculados na UFC, oriundos de países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Outro forte elo já nos une à África e aos países lusófonos. Sancionada em agosto pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciará suas atividades em março de 2011 no município de Redenção (CE).

Quando estiver em pleno funcionamento, ela abrigará cerca de 3.500 estudantes de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No III Festival UFC de Cultura, toda a comunidade universitária e o público em geral terão acesso a uma extensa programação, composta por mesas-redondas e conferências; oficinas e minicursos; exposições no Museu de Arte da UFC; shows de artistas locais, nacionais e estrangeiros; apresentações de grupos de cultura popular e bandas universitárias nos campi do Benfica e Pici; mostras de cinema, dentre outras atrações. E, como sempre, tudo grátis.

Este ano, o evento acontece simultaneamente aos Encontros Universitários 2010. A entrada para as apresentações do Festival será gratuita, mas é possível que haja distribuição de ingressos necessários ao acesso – o que só será definido, e devidamente divulgado, nas próximas semanas.

O III Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, ação cultural do Governo do Estado do Ceará e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Coelce, Cetrede, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

Feliz Aniversário para o povo de Setembro e Outubro

Olá pessoas


Mais uma vez viemos homenagear aqueles (ainda atrasado...) que comemoram seus nascimentos em Setembro e Outubro...

Marcello Santos (08/set)
Irma Bernardo (09/set)
Sarah Moreira (04/out)
Elaine Câmara (15/out)

    Axé pra vocês minha gente!!!!

    domingo, 15 de agosto de 2010

    Prepara o milho branco e acaçá pra Yara Iyá...

    Festa de Yemanjá na Praia do Futuro

    No mês de agosto, Fortaleza veste as cores azul e branco em homenagem a Iemanjá. Terça (10), a partir das 18 horas, o Parque da Liberdade/Cidade da Criança recebe, na Terça Negra, a palestra "Festa de Iemanjá na Cultura Popular", com o representante da coordenação de Cultura Popular da Secultfor, Wagner Pereira, seguida da apresentação do Bloco Afoxé Acabaca.

    Além disso, a festa de Iemanjá, ritual tradicional realizado há mais de 40 anos pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), que leva milhares de pessoas à Praia do Futuro, este ano ganha o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), núcleo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

    Protetoras das viagens marítimas e dos marinheiros, Iemanjá é cultuada por todo Brasil. Em Fortaleza, é comemorada no Dia de Nossa Senhora da Assunção, a santa das praias, data que é feriado municipal, quando adeptos das religiões afro-brasileiras, simpatizantes e pesquisadores se dirigem ao mar em tom de reverência para manter e divulgar as raízes ancestrais do povo brasileiro. Orando, tocando o abata (ritmo específico de Yemanjá) e cantando zuelas (músicas sagradas para os Orixás), eles ofertam perfumes, espelhos, bijuterias, manjar branco e frutas à mãe de todos os Orixás.

    A Festa de Iemanjá também conta com o apoio do Instituto de Difusão da Cultura Afro-Brasileira (Indica), da Comissão Cearense de Folclore e do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular.

    SERVIÇO

    Terça Negra
    Palestra "Festa de Iemanjá na Cultura Popular" e apresentação cultural do Afoxé Acabaca.
    Data: 10 de agosto
    Local: Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n, Centro)
    Informações: (85) 3452.2355

    Festa de Iemanjá
    Data: 15 de agosto
    Local: Praia do Futuro.
    Informações: (85) 3105.1292 e 3212.3874

    domingo, 8 de agosto de 2010

    Rosas pra Yemanjá

    O Afoxé Orá Sabá Omi (ACABACA) irá se apresentar nesta terça (10/08) na apresentação do Projeto Terça Negra em homenagem à Yemanjá no Parque da Liberdade/Parque das Crianças (Rua Pedro I s/n, Centro) a partir das 19h. Acabacada... nos encontramos às 18h por lá!!!

    Estão todos convidados para cantar e dançar ao ritmo do Ijexá!!! A proposta visa resgatar a cultura afrobrasileira, que nesse mês de Agosto comemora o dia de nossa Rainha do Mar e mãe de todos os Orixás, Yemanjá, que aqui em Fortaleza é dia 15 de agosto.

    Todos os anos a Praia do Futuro é cenário de uma das festa mais ricas em cultura popular e religiosidade da cidade de Fortaleza. Ponto de convergência de todos os terreiros de Umbanda e Candomblé, a Praia do Futuro e seu pública irá receber e prestigiar o Afoxé Acabaca no próximo domingo (15) a partir do meio-dia, ocasião na qual iremos tocar, cantar e dançar para homenagear essa linda e doce Iabá...

    Aguardamos todos e todas
    Axé
    Afoxé Acabaca

    Aniversariantes de Agosto

    Olá Pessoas...

    Como virou prática, estamos novamente parabenizando as nossas queridas pessoas do Acabaca... dessa vez lembremos dos nossos alabês do mês de Agosto...

    11 - Patrícia Matos (Vocalista)
    15 - Ercília Lima (Vocalista)
    19 - Auri Pereira (Vocalista)
    27 - Lena Paiva (Vocalista)

    Eita que esse mês só dá vocalistas...

    Parabéns para vocês lindas!!!

    quinta-feira, 5 de agosto de 2010

    Viver Afoxé é muito mais que um entretenimento cultural

    "O Afoxé é uma ação afirmativa, uma forma de luta do povo negro organizado contra o racismo e o preconceito existente. Ele nos remete à força do povo africano. Seqüestrados de suas terras, homens, mulheres, príncipes e rainhas conseguiram recriar as suas tradições em terras brasileiras sob uma das piores condições inflingidas a um ser humano - a escravidão.
    Acreditamos que os Afoxés - ou Candomblés de Rua - têm papel fundamental na tarefa de minar as diversas formas de preconceito envolvendo as religiões afrobrasileiras. Falamos de Candomblés, Umbanda, Xangô, Jurema e todos os outros nomes e diferenças que essas religiões têm no Brasil. Ainda hoje, o povo negro luta para vencer as diversas manifestações do preconceito contra essas religiões e sua cultura.
    As religiões afrobrasileiras estão fundadas na mitologia de que seus deuses representam elementos da natureza. São os Orixás. E há nelas uma ecologia original - como sujar um rio ou agredir a mata, que são os próprios deuses?
    Valores como esses estão alicerçados em crenças sobre a criação do mundo, dos homens e suas relações com o sagrado. A convivência com as suas manifestações precipita, nos mais sensíveis, as perguntas sobre o momento em que nos desconectamos desse estado de harmonia e integração com a natureza para cair nas ciladas do materialismo.
    Nos dias atuais, de expansão de credos autoproclamados donos da verdade (lembrando regimes totalitários cujos resultados trágicos a história já comprovou), é necessário reafirmar com o coração e todo vigor o direito de exercer e proclamar a diversidade cultural e religiosa deste país de dimensões imensas e muitos saberes.
    Esperamos contribuir nessa batalha pelo esclarecimento, valorização e reparação do povo negro e sua cultura. O respeito à diversidade é um dos caminhos para um Mundo Melhor."
    Alfredo Bello (Afoxé Oyá Alaxé)

    quinta-feira, 10 de junho de 2010

    Aniversariantes de Maio e Junho!!!

    Olá pessoas e querida Acabacada...

    Então minha gente... após alguns dias de "recesso" e de nossas atividades de maio, voltamos com mais "coisas"!!! E pra começarmos nossas "blognotícias", gostaríamos de lembrarmos de nossos companheiros que "aniversariaram" ou irão "aniversariar" nesse bimestre... Vamos lá então...

    • 13 de maio - nosso querido Acabaca
    • 23 de maio - Fábio Henrique (dançarino)
    • 12 de junho - Marquinhos (Alabê)
    • 23 de junho - Lú Santos (Alabê)


    Nossos Parabéns e muito Axé pra vocês!!!


    "Parabéns a você pelos anos que faz...
    Vou pedir a Oxalá pra você viver mais..."

    segunda-feira, 10 de maio de 2010

    Atenção Batuqueiros e Acabaqueiros de Plantão!!!


    Preparem-se... que essa semana vai ser movimentadíssima!!! Êta mês de Maiozim arretado...

    Terça (11) - Aula normal dos Batuqueiros às 19h.

    Quarta (12) - Oficina de Dança de Ritmos Maranhenses com Luana Reis às 19h (portanto, não haverá aula do Tambor... mas não desanimem, que após haverá uma quentadinha pros corêros e corêras matarem o verme!).

    Quinta (13) - Cortejo dos Batuqueiros na Barraca Vila Galé às 18h30 (bermuda, calça ou saia branca e a blusa amarela).

    Sexta (14) - Afoxé Acabaca na Praça do BNB às 16h (pessoas do grupo: concentração às 15h30).

    Sábado (15) - Show de Palco dos Batuqueiros da Caravana no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará) às 20h pela Mostra de Música Petrúcio Maia.

    Então... preparem fôlegos, braços, pernas e vozes... e a gente se vê!!!
    Um abraço e muito Axé!!!

    Oficina de Boi Bumbá



    Convidamos tod@s para Oficina de Boi Bumbá que será ministrada pelo Mestre de Boi/Artista Plástico/Carnavalesco e Artesão Evaldo Gomes Maciel, pela Artesã/Carnavalesca Doralice Souza Maciel  e pela Tuxauá de Boi Bumbá Juliana Kellyne.

    Onde???
    Sede do Afoxé Acabaca/Boi Pretinho (Rua E n° 273  Tupã Mirim - Itapery Fortaleza - Ceará)
    Quando???
    Dias 22/05 (das 14h às 17h) e 23/05  (de 9h às 12h  e das 14h  às 17h)
    O que teremos???
    Oficinas de confecção de Boi e indumentárias, danças, toadas e batidas
    Quanto???
    R$ 30,00
    Como se inscrever???
    É só ligar para Paixão (8608 2615) ou Joécio (8717 3625)


    OBS: integrantes do Afoxé Acabaca (grátis)
    Maiores informações liguem paras as pessoas indicadas acima ou enviem e-mail para joe_de_omulu@yahoo.com.br


    domingo, 9 de maio de 2010

    Homenagem do Afoxé ao Dias das Mães

    Nada melhor do que homenagear todas as mães, com um sambinha que homenageia nossa grande MÃE... Iemanjá!!!! Axé para todas as mães...


    Que luz é essa
    que vem lá do mar?
    É a Senhora das Candeias
    Mãe dos Orixás
    Seu Adê resplandece
    na lua cheia
    Glória ê ê glória
    Glória Mamãe sereia

    Inaê por cima do mar prateou
    por cima do mar mariô
    por cima do mar incandiou

    Eu pedi a mamãe que fizesse
    do nosso amor uma prece de pescador
    Pra que nas esquinas da vida
    você seja saída pro meu amor
    Mora...
    Mas se a tristeza tem dia
    Tua força me guia meu caminho é o mar
    E que me lancem as pedras
    Yemanjá faz areia pra não machucar

    Inaê por cima do mar prateou
    por cima do mar mariô
    por cima do mar incandiou
    Eu tava sonhando acordada
    Mamãe sentou do meu lado e me falou
    que aquela dor que doía
    ia encontrar calmaria nos braços de outro amor
    Paixão me fez marinheiro
    Fez do meu cais meu saveiro e me navegou
    sai cantando vitória
    tristeza virou história de pescador

    Inaê por cima do mar prateou
    por cima do mar mariô
    por cima do mar incandiou
    Inaê por cima do mar prateou
    por cima do mar mariô
    por cima do mar incandiou

    Ê nijé nilé lodo
    Yemanjá ô
    Acota pê lê dê
    Iyá orô miô

    Composição: Mariene de Castro

    quarta-feira, 5 de maio de 2010

    Salve nossos Preto-velhos...

    A Senzala de Pai Joaquim está novamente em festa...

    Como sabemos, no dia 13 de Maio lembramos a assinatura da Lei Áurea (Abolição da Escravatura no Brasil). Nesse ocasião é comemorado nos terreiros de Umbanda o dia de Preto-Velho. Estas entidades, que incorporam em seus médiuns, ou cavalos como carinhosamente os chamam, são símbolos de humildade e sabedoria, que em épocas remotas e obscuras da sociedade ocidental, sofreram como o processo de colonização.

    Hoje sabemos que, apesar de livres, o negro continua sendo explorado por meio da discriminação, dentre outras formas, que se faz necessário uma reflexão da atual situação desse contingente de pessoas que, em sua maioria, continua vivendo, depois de séculos, à margem da sociedade brasileira.

    Esses espíritos, apesar de todo o sofrimento, retornam à época atual para praticar o bem e a caridade, não discriminando de maneira alguma aqueles que os procuram, nem que seja para ouvir uma palavra de apoio!

    E é nesse contexto que convidamos todos para a Festa de Preto Velho no Abassá de Oxalá Ilê de Oxum, que será realizada no dia 28 de Maio às 19h. Como citado em postagens anteriores, esta Casa de Santo é o lar espiritual de alguns de nossos integrantes.

    A Senzala de Pai Joaquim fica localizada na Rua Joaquim Torres, 415, no bairro da Piedade. Qualquer informação necessária, podem entrar em contato com um de nossos integrantes, filho de santo desta casa: Joécio ou Joka (joe_de_omulu@yahoo.com.br ou 8717 3625).

    Axé para tod@s

    Afoxé Acabaca em Maio

    E aê Acabacada... (êh saudade!!!)

    Como dito em postagens anteriores, o Afoxé Acabaca foi convidado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste para estar se apresentando todas às sextas do mês de maio em uma praça do Centro de Fortaleza...

    Pois então, afiem suas vozes, mãos e pernas, pois vamos cantar, tocar e dançar esse Ijexá!!!

    Se liguem aí meu povo, pois a festa começa sempre às 16h, e a Acabacada que irá se apresentar, favor chegar às 15h, com suas calças e saias brancas e com a blusa branca oficial do carnaval 2010...

    07 - Praça José de Alencar
    14 - Praça do BNB
    21 - Praça do Ferreira 
    28 - Praça dos Leões
    Axé pra tod@s e a gente se vê por lá!!! 

    Tambor do Mês de Maio


    Brincadeira de tambor de criola maranhense, em louvor a São Benedito... 

    A brincadeira começa oficialmente às 21h, mas ao contrário dos eventos no Brasil, esse começa mais cedo com a quentada dos tambores na fogueira montada na calçada. A entrada pro tambor custa só R$ 5,00, que é pra manutenção da casa. O bar serve bebidas variadas e ainda alguns quitutes. 

    Simbora meu povo, vamo guarnecer gente!!!

    Sábado, 22 de maio de 2010 às 21:00

    Teatro das Marias
    Rua: Senador Almino, 233, Praia de Iracema 
    Fortaleza

    quinta-feira, 29 de abril de 2010

    Saudações aos Batuqueiros de Plantão


    Próximo sábado, dia 01 de Maio de 2010 (FERIADO) irá se comemorar em todo o mundo o “Dia do Trabalhador”.
    Aqui em Fortaleza, como todos os anos será realizado na Praça do Ferreira pela CUT-CE, e tem como objetivo discutir sobre as melhorias da qualidade nas relações trabalhistas envolvendo todos os sindicatos e todas as categorias profissionais.
    Caravana Cultural foi convidada participar do evento abrindo-o com um cortejo ao som de nossos tambores como foi feito em 2008. A programação terá apenas artistas cearenses como Italo e Renno e Fulô da Aurora.

    Evento: “Dia do Trabalhador”
    Data: 01 de Maio de 2010
    Concentração: 14:30 (Praça BNB Murillo Borges)
    Local: Praça do BNB para a Praça do Ferreira
    Horário: 15:00 (Praça do Ferreira)

    domingo, 25 de abril de 2010

    Mais um pouco de mitologia iorubá

    Ogum dá aos homens o segredo do ferro


    Na Terra criado por Obatalá, em Ifé,
    os orixás e os seres humanos trabalhavam e viviam em igualdade.
    Todos caçavam e plantavam usando frágeis instrumentos
    feitos de madeira, pedra ou metal mole.
    Por isso o trabalho exigia grande esforço.
    Com o aumento da população de Ifé, a comida andava escassa.
    Era necessário plantar um área maior.
    Os orixás então se reuniram para decidir com fariam
    para remover as árvores do terreno e aumentar a área da lavoura.
    Ossaim, o orixá da medicina, dispôs-se a ir primeiro
    e limpar o terreno.
    Mas seu facão era de metal mole e ele não foi bem sucedido.
    Do mesmo modo que Ossaim,
    todos os outros orixás tentaram,
    um por um, e fracassaram
    na tarefa de limpar o terreno para o plantio.
    Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então.
    Quando todos os outros orixás tinham fracassado,
    Ogum pegou seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno.
    Os orixás admirados, perguntaram a Ogum de que material
    era feito tão resistente facão.
    Ogum respondeu que era de ferro,
    um segredo recebido de Orunmilá.
    Os orixás invejavam Ogum pelos benefícios que o ferro trazia,
    não só à agricultura, como à caça e até mesmo a guerra.


    Por muito tempo os orixás importunaram Ogum
    para saber o segredo do ferro,
    mas ele mantinha o segredo só para si.
    Os orixás decidiram então oferecer-lhe reinado
    em troca de que ele lhes ensinasse
    tudo sobre aquele metal tão resistente.
    Os humanos também vieram a Ogum
    pedir-lhe o conhecimento do ferro.
    E Ogum lhes deu o conhecimento da forja,
    até o dia em que todo caçado e todo guerreiro
    tiveram sua lança de ferro.
    Mas, apesar de Ogum ter aceitado o comando dos orixás,
    antes de mais nada ele era um caçador.


    Certa ocasião, saiu para caçar e passou muitos dias fora
    numa difícil temporada.
    Quando voltou da mata, estava sujo e maltrapilho.
    Os orixás não gostaram de ver seu líder naquele estado.
    Eles o desprezaram e decidiram destituí-lo do reinado.
    ogum se decepcionou com os orixás,
    pois, quando precisaram dele para o segredo da forja,
    eles o fizeram rei
    e agora diziam que não era digno de governá-los.
    Então Ogum banhou-se,
    vestiu-se com folhas de palmeira desfiadas,
    pegou suas armas e partiu.


    Num lugar bem distante chamada Irê, construiu uma casa
    embaixo da árvore de acocô e lá permaneceu.
    Os humanos que receberam de Ogum o segredo do ferro
    não o esqueceram.
    Todo mês de dezembro, celebram a festa de Iudê-Ogum.
    Caçadores, guerreiros, ferreiros e muitos outros
    fazem sacrifícios em memória de Ogum.
    Ogum é o senhor do ferro para sempre


    Mitologia do Orixás (Reginaldo Prandi)